Hoje é... Dia de Reis!
Segundo a lenda, foi neste dia que os Reis Magos, guiados por uma estrela, foram entregar as suas oferendas ao Menino Jesus: Belchior ofereceu ouro, símbolo da sabedoria e riqueza; Baltazar ofereceu mirra, símbolo da pureza; Gaspar ofereceu incenso, símbolo da fé e espiritualidade.
As tradições do dia de Reis
O dia de Reis põe fim às festividades de Natal e Ano Novo e é festejado um pouco por todo o mundo, mas as celebrações variam de país para país.
Em Portugal é tradição cantar as Janeiras, comer bolo rei, desmanchar a árvore de Natal e retirar as decorações da época natalícia.
Em alguns países, é tradição trocar presentes no dia de Reis e não no dia de Natal.
Em Espanha, faz-se uma Grande festa, trocam-se os presentes, e em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “Cabalgata del Reyes”; em Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças no dia 6 de janeiro; na Hungria, Holanda, Bélgica e Luxemburgo as crianças disfarçam-se de Reis Magos e vão de porta em porta para receber dinheiro ou doces; na Alemanha, as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.